domingo, 27 de novembro de 2011

Tannat e a provolera!!!

Seguidores de Baco,

Hoje vamos falar da casta Tannat, uva emblemática uruguaia. Como o próprio nome denuncia a Tannat é rica em taninos que é responsável pela maior ou menor adstringência do vinho. Devido a essa caracteríscia marcante os vinhos produzidos com essa uva vem sofrendo com um certo preconceito, geralmente são tidos como muito adstringentes,o que para mim não é nenhum defeito desde que no final essa característica entre em equilíbrio com as demais.
Quando bem trabalhado pelo produtor os vinhos da Tannat tornam-se extremamente elegantes e complexos e uma ótima opção para acompanhar carnes e queijos fortes como o provolone.
O vinho escolhido para defender o que escrevi logo acima foi o H Stagnari Tannat Viejo - 2007. Esse vinho para mim é simplesmente o melhor achado desse ano. Vinho bastante carnudo, com um toque de especiarias e frutas negras maduras é um vinho delicioso. Além disso é reconhecido na Europa como um dos 6 melhores vinhos tintos do Mundo e campeão no Hemisfério Sul.
Vinho:
H Stagnari Viejo
Safra: 2007
Uvas: 100% Tannat
Safra: 2007
Vol: 14%


Impressão Pessoal: Um vinho de extrema grandeza. de coloração escura negra com um roxeado nas bordas, no nariz tem profundo cheiro de frutas negras, chocolate , café e madeira com álcool equilibrado, na taça mostra lágrimas carnosas e persistentes e na boca corpo médio mas que para mim demonstrou-se perfeito para evolução.

Tudo isso é encontrado pelo excelente preço de R$51,56 na RM-Express, então não há desculpa e é só correr pro abraço.



Para acompanhá-lo nada melhor que um suculenta picanha ou o queijo provolone fundido na autêntica Provolera Uruguaia. Para quem ainda não teve o prazer de conhecer, a provolera é uma peça feita em cerâmica cheia de orifícios redondos onde o queijo é fundido. Muito simples de fazer e fica uma delícia.


Provolera Uruguaia.

Preparo: É só cortar o provolone em cubos e ir colocando cada um num buraquinho, coloque um poquinho de azeite em cada queijo e pronto é só levar ao forno pré-aquecido e esperar uns quinze minutinhos que eles vão inflar devido ao ar quente que atravessa a cerâmica e penetra no queijo, depois é só tirar do forno e servir com torradas e a geléia de frutas de sua preferência. Eu particularmente, acho que fica muito bem com a geléia de mirtillo da ST Dalfour. OBS.: Se você não gostar de queijo provolone pode fazer com outros tipos de queijos e também pode experimentar temperá-los. Onde encontrar: Empório da Cozinha - piso L3 - Shopping Plaza Casa Forte. 

Amantes dos vinhos , esse exemplar da uva Tannat vai lhe surpreender!!! Fica a dica e um abraço a todos.




2 comentários:

  1. Muito bom! Adorei a parte da Provolera Uruguaia! Tinha dúvidas como era o preparo, bem esclarecedor o post. Sou louca pra testá-la.

    ResponderExcluir