sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mademoiselle Pinot Noir!

Seguidores de Baco,

Vou tentar dividir um pouquinho com vocês do que conheço da complexa e delicada uva Pinot Noir.
Por que complexa? Ela é simplesmente a uva mais difícil de se manejar em todo Mundo, exigindo muito esforço e dedicação.
Ao mesmo tempo ela possui características muito particulares, seus vinhos são sensuais, um pouco pálidos e leves em comparação as outras uvas tintas, mas possuem perfumes instigantes e doces... seus vinhos que em sua maioria são varietais, ou seja, feitos só com a uva em questão, são o oposto em corpo dos vinhos feitos com uvas como a cabernet sauvignon, a malbec, ou as castas portuguesas.
Um pouquinho mais da Pinot.... originária da França, mais especificamente da região de Borgonha, é uma uva que precisa de baixas temperaturas pra atingir todo seu potencial. Não sei se já viram o filme Sideways ?!?!, mas super indico para admiradores do vinho que querem descobrir um pouquinho mais da Pinot , vendo um filme descompromissado sobre dois amigos que viajam para conhecer os vinhedos da Califórnia... outro local em que a Pinot se adaptou perfeitamente.
Esse trecho do filme... descreve perfeitamente o quão apaixonante é a uva Pinot Noir!

Para mim é o vinho que mais merece comparação com a alma feminina e o que mais agrada o paladar delas (corrijam-me se estiver errado! por favor!) .... é leve, complexo, apaixonante e precisa de extremo cuidado e paixão. Tal qual uma flor.

Vamos agora dar duas indicações para quem quer conhecer essa uva sem machucar a carteira:
Um belo exemplar nacional, que vai te iniciar no pequeno e complexo mundo da Pinot.


Chileno, que também vai te ajudar a compreender a Pinot Noir, esse tem mais presença de madeira ... mas acho que só acrescenta uma boa personalidade.

E por último a música que acho um retrato da "Pinot" , com a Madame NINA.

"Um bom vinho é como um bom filme: dura um instante e deixa na boca um gosto de glória; se renova a cada gole e, como acontece com os filmes, nasce e renasce e renasce em cada sabor"
Federicco Fellini.

2 comentários:

  1. totalmente delicioso! aprovadíssimo!! :)

    ResponderExcluir
  2. Está muito bacana seu blog. Já tomou personalidade rapidinho. Adicionadíssimo aos blogs prediletos na Baixa Funda. Abraço

    ResponderExcluir