quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mondavi

Seguidores de Baco,

O vinho escolhido para nossa degustação foi um Californiano feito com a uva Zinfandel, também originária da Califórnia e que eu nunca havia provado. Essa uva segundo especialistas é envolta em mistérios, exames de DNA dizem que ela é idêntica a uva Primitivo do sul da Itália e uma outra uva obscura da Croácia. Os vinhos feitos com essa uva podem atingir 16% de álcool se forem produzidos  a partir de vinhas velhas o que aumenta a sensação de adocicado na boca. O vinho escolhido para adentrarmos o mundo Californiano na produção de vinhos foi o ROBERT MONDAVI PRIVATE SELECTION -ZINFANDEL-2009.
Esse vinho tem corpo mediano, cheiro muito presente de geleia  e compota de frutas vermelhas, sua porcentagem de álcool fica em 13,5, é correto e com taninos trabalhados.
Um bom vinho não seria seu preço de R$67,00, mas mesmo assim vale a experiência de conhecer um vinho diferente, por sua leveza e seu forte aroma de frutas vermelhas diria que lembra um Chianti.
Robert Mondavi, um capítulo a parte, grande produtor de vinhos de qualidade que deixou sua marca na história do vinho moderno. Construiu um verdadeiro império no Nappa Valley  e fez parcerias na Itália com a família Frescobaldi, no Chile com a família proprietária da Viña Errazuriz e em 79 se juntou ao Barão Phillipe de Rotschild e criaram o famoso vinho Opus One. Morreu em 2004 com um patrimônio de cerca de US$ 1,3 bilhões construídos ao redor do vinho.
Para terminar meu post fico com a frase de Mondavi gravada na rolha do vinho que provamos.
Um abraço e um ótimo feriado!




Um comentário: