quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oxente! Tem Cabernet no Nordeste!!!!

Seguidores de Baco,

No post de hoje vou explorar um pouco do vinho nacional, em especial o vinho produzido no Vale do São Francisco.


Para quem desconhece, a região fica localizada nas margens do Rio São Francisco entre Pernambuco e Bahia, localizado no paralelo 8 com clima quente e seco , engarrafa em torno de 1,2 milhões de litros por ano, entre eles: tintos, brancos e espumantes. Ou seja é a região vinícola mais próxima dos trópicos e como possui temperatura elevada durante o ano todo é a única região vinícola do mundo que pode ter duas safras anuais.
Além disso a região já conta com alto investimento em mão-de-obra e tecnologia e vem produzindo vinhos de grande qualidade técnica.
Escolhi para a degustação de hoje dois vinhos da Vinícola Rio Sol, que ao meu ver é hoje a principal produtora de vinhos da região, superando a Miolo, e fazendo com que os vinhos do São Francisco ganhem o Mundo. Dêem uma olhada nesse link http://www.gestaodoluxo.com.br/segmentacao/materia_19.htm

Foram escolhidos dois rótulos para serem testados:


  1. Rio Sol 2008 Reserva - Cabernet, Shiraz e Alicant Bouschet.   
  2. Rio Sol 2006 - Cabernet e Shiraz.                                                                                                                                      

Avaliação do João:

O Rio Sol 2008 Reserva mostrou-se um vinho bastante untuoso de corpo mediano, boas lágrimas, tem aroma de frutas vermelhas e compotas. É bastante escuro, acho que pela combinação da alicant com a cabernet, mais para roxo/negro que para violeta. Tem bom volume na boca e taninos presentes, o que não me agradou foi o fato de que tanto no nariz como na boca o álcool era bastante notável. Faltou harmonia!

Já o Rio Sol 2006 é um vinho mais leve , violeta e com menos corpo , na minha opinião mais bem formado e finalizado, tem mais harmonia do que o Reserva. Pode-se dizer que é mais a cara do Vale do Chicão. Modernoso, frutoso e alcoólico. Gostei mais deste que do Rio Sol Reserva!

Comparação de cor:


Rio Sol Reserva 2008/ Rio Sol 2006.

Para finalizar acho que o Vale do São Francisco tem produzido vinhos de qualidade , mas que pela sua recente história tem muito chão pela frente, descobrindo cada vez mais o seu terroir e as uvas que ali se adaptam, está no caminho certo para oferecer vinhos cada vez melhores.

Sim agora me diga..... com que diabo hei de degustar um vinho do Vale do São Francisco??????????
Te digo agora ... que tal ...  um pernil de Bode ao vinho e na sombra?????? e para completar....


"Existem cinco boas razões para beber vinho: a chegada de um convidado, a sede presente e futura, o bom sabor e a última razão não importa"

2 comentários:

  1. Adorei seu blog!!! Principalmente porque sou amante dos vinhos. Irei estar sempre dando uma olhadinha por aqui. Parabens! Beijos
    Gabi Moura

    ResponderExcluir
  2. Como degustadora acompanhante do dono do blog, apesar de desconhecer os vinhos, uvas diferentes e safras como ele, minha opinião foi que o Rio Sol 2006 é uma delícia!!! Já o Rio Sol 2008 Reserva na boca só senti o gosto do álcool bem forte!

    ResponderExcluir