segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os Portugueses

Seguidores de Baco,
Tenho uma grande e verdadeira paixão pelos vinhos portugueses. Portugal uma terra tão envolvente e ao mesmo tempo cheia de contradições, um país em que a modernidade chegou de vez com a União Européia, mas ao mesmo tempo algumas cidadelas permanecem incólumes a tudo isso.
Tal fato se reflete no vinho, potente, adstringente, características de suas principais uvas: trincadeira, aragonês, touriga nacional, alfrocheiro, tinta roriz, tinta cão entre outras. Ao se comparar o vinho português com qualquer outro, entende-se o que estou falando. Ele se sobressai, apaga os outros.
Vários produtores estão se modernizando e fazendo com que o vinho português ganhe em elegância e qualidade, combinando muitas vezes as castas da terra com uvas internacionais como a cabernet. Isso só tem trazido benefícios ao mercado de vinhos portugueses, que chega a agradar um público maior.
Como sou filho de português e por isso suspeito para falar do assunto, o que gosto mesmo é do vinho carrascão cheio de corpo, acidez e muita borra , aquele que no primeiro gole deixa sua boca roxa. :)
Muitos amigos e colegas me dizem que não gostam do vinho português, acho que é isso mesmo que acontece, ele causa uma reação tipo ame-o ou deixe-o. Mas o que ele não faz é passar incólume, é um vinho que marca seja qual for sua opinião.
Meus pais no Douro - Ele ,o portuga, que me passou toda essa paixão.
O famoso vinho da casa selado com vela.

2 comentários:

  1. Morei durante um ano e meio em Portugal e concordo plenamente contigo sobre o país. é isso mesmo. Mas também é cheio de encantos mil. Saudade do vinho português.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Portugal, em especial Sintra. Como n entendo muito de vinhos será interessante começar a aprender, abço, Susie.

    ResponderExcluir