terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Homem VS Vinho


Os homens podem e devem ser comparados aos vinhos. Os dois possuem uma história longa e verdadeiras características em comum.
Os vinhos têm vida e, como os homens, uns melhoram com o passar dos anos e outros não.
Os vinhos possuem características relacionadas ao seu tipo: brancos, roses e tintos, doces, licorosos... etc... os homens possuem raças diferentes: brancos, negros e asiáticos, caboclos, mulatos ... etc...
Os vinhos são influenciados pelo “Terroir”, ou seja, pelo clima, terreno, a maneira que são produzidos, a presença do enólogo.. nós homens também sofremos grandes influências do que nos envolve... De onde nascemos da cultura e educação que recebemos... Isso tudo irá definir nosso caráter e personalidade, assim como acontece com os vinhos.
Nós homens já sofremos com doenças e pragas que quase acabaram conosco... Assim como os vinhos sofreram com a filoxera.
Quando jovens normalmente somos mais enérgicos, explosivos, possuímos algumas características que são facilmente detectáveis. Com o passar dos anos nos adaptamos, ficamos mais calmos, não temos mais aquela euforia e vivacidade, mas ganhamos cultura e equilíbrio, nos tornamos mais serenos e complexos com qualidades e defeitos que antes não eram percebidos... Os vinhos também.
Os vinhos, se bem armazenados, mantidos em temperatura correta, e se já possuem um bom DNA podem durar muitos anos... Nós homens, se cuidarmos do nosso corpo e mente, se em nossa família tivermos pessoas que vivem por muitos anos também tenderemos a viver mais.
Muitas vezes os vinhos são julgados por sua roupagem: garrafa, preço, marca, se têm um rótulo bonito... Isso também é real para os homens, muitas vezes somos julgados por nossa aparência... Em ambos os casos nem sempre o que está por fora corresponde ao conteúdo.
Por fim, nós homens somos muito diferentes uns dos outros, temos personalidades diferentes: calmos e serenos, nervosos e ranzinzas, magros e altos, gordos e baixos... Os vinhos podem ser, por exemplo, um Pinot Noir: leve e elegante, um Cabernet: potente e encorpado ou ser vivo e sedutor como um Champagne.
O importante é sabermos respeitar as diferenças tanto nos vinhos quanto nos homens... Todos possuem seu lugar...
Então que possamos manter nossas cabeças abertas e enterrarmos nossos preconceitos. Vida longa a nós homens e aos vinhos!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog João Marcos, é sempre bacana divulgar esta bebida tão fascinante quanto saudável. Espero encontrá-los em degustações

    ResponderExcluir