quinta-feira, 19 de abril de 2012

A Polêmica da Salvaguarda dos Vinhos Brasileiros

Seguidores de Baco,

Venho através desta, tratar de um assunto bastante em voga na atualidade do mundo dos vinhos: a salvaguarda dos vinhos brasileiros. Mas, primeiro, vamos entender do que se trata.



O que seria a salvaguarda?
Um grupo de produtores gaúchos recorreu ao governo federal solicitando a salvaguarda do vinho nacional. Esse grupo de vitivinicultores alega que é impossível competir com os vinhos estrangeiros devido às facilidades que eles possuem para entrar no país e solicitam a implantação de cotas mínimas de importação por país, ou seja, a limitação da entrada dos vinhos estrangeiros.

Fatores atuais do mercado
Segundo reportagem da Folha de São Paulo publicada no dia 28/03, a tributação média dos vinhos brasileiros é de 54,73% e a do vinho importado fica em 74,7% com exceção dos vinhos do Mercosul que são parecidas com a dos vinhos nacionais. O Panorama atual mostra que cerca de 50% do mercado nacional de vinhos finos é tomado pelos vinhos do Mercosul, enquanto o Brasil possui uma parcela de 20% e os demais países o percentual restante. Algumas vinícolas já se posicionaram contra a salvaguarda como a Salton, Cave Geisse, Adolfo Lona e a vinícola Angheben. Em recente visita ao vale do São Francisco também tive o prazer de conhecer o diretor da vinícola Rio Sol, o animado João Santos, que também se mostrou contra as medidas de salvaguarda, mas a favor da diminuição dos tributos sobre os vinhos nacionais e criação de incentivo aos produtores. Além disso muitos restaurantes também vêm abolindo os vinhos nacionais de suas cartas. A verdade é que dos 91,9 milhões de vinhos finos comercializados no país em 2011, apenas 21,2% eram nacionais e desde de 2005 a média de comercialização do vinho brasileiro anda estacionada. Se essa tendência continuar corremos o sério risco de acabarmos com o vinho fino nacional.

E qual seria a solução?
Em minha humilde opinião como interessado em tudo que rodeia o mundo dos vinhos, acho a medida de salvaguarda uma solução simplista e imediatista que não irá resolver o problema da vitivinicultura nacional e sim proporcionar um momento de descanso e comodismo para alguns poucos produtores dominantes do nosso vinho. A medida da salvaguarda fere minha visão de liberdade já que poda de alguma maneira o nosso poder de escolha de apreciar o vinho que quisermos. O Brasil e, infelizmente, nós brasileiros temos o terrível costume de maquiar nossas deficiências e de transferir a culpa. Para mim existem medidas que, se implantadas, seriam muito mais eficientes na ajuda ao mercado de vinhos nacionais.
Tais como:
Primeiro ponto nosso país tributa os vinhos como supérfluo ao contrário de países europeus que os tributam como alimento, fazendo assim com que os impostos caiam e que o custo de produção e comercialização sejam reduzidos. Acho que esse seria o primeiro grande ponto.
O segundo ponto seria termos consciência de que temos que investir no que fazemos de melhor como espumantes e algumas variedades de tintos e brancos deixando de insistir em tudo que aparece e atirando para todos os lados. O vinho brasileiro aumentou os investimentos na qualidade de produção e pesquisas e isso é notadamente visto em nossos espumantes que vêm ganhando destaque internacional.
O terceiro ponto que vejo extremamente necessário é um maior investimento em divulgação e abordagem do vinho brasileiro que atualmente se encontra perdida. O vinho não se faz somente na vinícola, existe todo um trabalho que deve ser feito na divulgação, distribuição e diretamente no ponto de venda... o vinho nessa segunda etapa deve ser melhor trabalhado.

Enfim, sou a favor do amadurecimento da vitivinicultura nacional e fã de alguns vinhos e espumantes da mesma, mas acho que a medida de salvaguarda inconcebível. Fere nosso direito de escolha e se for aprovada e surtir algum efeito este não será a longo prazo. Espero que os produtores e nossos representantes consigam enxergar o verdadeiro problema e que tomem as medidas necessárias antes que o tiro saia pela culatra. Já imaginou quando não apenas os restaurantes, mas também uma grande rede de supermercados resolver tirar o vinho nacional das prateleiras?

3 comentários:

  1. Excenlente posição e materia J.m Parabéns !!!!

    Eduardo Inojosa

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!
    Nós, Brasileiros, um dia teremos o vinho em nossas vidas como cultura,costume e prazer. Isso está naturalmente se tornando fato, mas levará bastante tempo.Até la, só devemos esperar e ter paciência, não adianta salvaguarda!!!O vinho nacional, 15 anos atrás tinha muito menos espaço em todos os lugares, agora mudou e continuará melhorando. Se houver um boicote ao vinho nacional por sommeliers, restauranteurs... só atrasará todo esse processo.

    ResponderExcluir
  3. Oi filho,
    Muito bom.
    Parece que não aprendem com as experiências passadas. Toda a vez que o governo resolveu "proteger a indústria nacional",o resultado é sempre o mesmo.... atraso! Basta ver a indústria de informática e automóveis que viraram as carroças do Collor ( que nessa até acertou)...
    Vão fazer o mesmo com os vinhos que estavam evoluindo muito rapidamente e vão parar de melhorar porque vai ficar fácil concorrer dessa forma.
    Por isso declaro publicamente que se essa salvaguarda passar, paro de comprar vinhos nacionais dessa vinicolas que todo o mundo sabe quem são! Talvez mexendo na parte mais sensivel que é o bolso, voltem a cair no seculo XXI!!
    Um beijo,
    Pai

    ResponderExcluir